quarta-feira, 15 de abril de 2009

Você é um profissional modelo WEB 1.0 ou WEB 2.0?

Assim como brincamos com a idade, onde muitas vezes classificamos alguém de quarenta anos ou mais como alguém com o motor 4.0, 5.0 e assim por diante, a idéia deste texto não é a de classificar pessoas como modelo WEB 1.0 e WEB 2.0, que até seria interessante, mas sim apresentar algumas idéias sobre a importância da interação com a internet.

A questão sobre ser um profissional 1.0 ou 2.0 surgiu no KM Brasil 2008, um importante congresso nacional de Gestão do Conhecimento, durante a apresentação do palestrante David Gurten, o qual falava sobre a importância da WEB 2.0 no novo contexto mundial, onde o conhecimento é tido como estratégico e fundamental para o crescimento, a inovação e a competitividade das empresas.

De acordo com o palestrante, muitas pessoas desejam tornar suas empresas mais competitivas, gerenciar melhor o conhecimento obtido do contato com parceiros, clientes, etc, mas não sabem por onde começar e muitas vezes investem em sistemas caros e potentes tentando encontrar a saída, mas existem muitas coisas a serem feitas de forma simples, a começar entendendo sobre as oportunidades que a WEB 2.0 oferece de forma gratuita ou livre.

Para entendermos um pouco melhor esta diferença entre WEB 1.0 e 2.0, a primeira está muito relacionada com a publicação de conteúdos de forma selecionada, por pessoas detentoras de informações privilegiadas, seja em empresas, no governo, na mídia, etc. A segunda permite que os usuários participem criando conteúdo interagindo e colaborando com a sociedade ou empresa. Vale ainda ressaltar que atualmente já existem até pessoas falando sobre WEB 3.0, voltada para programas 3D e outras aplicações na internet.

Com a WEB 2.0 pessoas de diferentes regiões do mundo podem trocar experiências, contribuir umas com as outras, encontrar pessoas com as mesmas afinidades e interesses, enfim, buscar a solução para suas necessidades sem precisar esperar por ela. O mesmo acontece nas empresas, que podem se beneficiar da evolução tecnológica para encontrar parceiros em universidades do mundo todo, expandir negócios, potencializar o canal de comunicação com seus clientes e colaboradores, enfim, inovar.

Dentre as ferramentas disponíveis na WEB 2.0 estão os Blogs e Wikis, que podem ser usados como importantes ferramentas para a Gestão do Conhecimento, mas para conhecê-los, nada melhor do que experimentá-los.

Você é que deve decidir em qual modelo se encaixa melhor...